Hemangioma Capilar Palpebral (Nevo Morango)

O hemangioma capilar é o tumor benigno palpebral mais comum na infância, sendo mais frequente em meninas. É resultado de uma má-formação das células dos vasos capilares. Aparece nas primeiras semanas de vida até os 6 meses como uma mancha elevada avermelhada (morango) ou arroxeada que pode aumentar de volume durante o choro. Apresenta um crescimento em três fases: uma fase inicial de proliferação, seguida por uma fase de estabilização e, finalmente, uma fase de involução do tumor, em 70% dos casos até os 7 anos.

A maioria dos hemangiomas capilares não requer tratamento, pois acaba regredindo espontaneamente. No entanto, se houver um defeito estético importante e/ou complicação oftalmológica, torna-se imperativo tratar.

Os principais objetivos do tratamento do hemangioma capilar são a prevenção das complicações oftalmológicas, bem como a resolução de deformidades estéticas importantes. Na escolha do tratamento, é importante levar em conta a idade da criança, a dimensão da lesão, o seu grau de extensão e a presença de complicações (ambliopia e compressão de estruturas orbitárias). O tratamento pode ser com medicação tópica ou oral, laser e/ou cirurgia.

Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar