5 de novembro de 2019

Primeira consulta do bebê com o oftalmopediatra: 3 dicas de ouro e qual a idade certa

Os bebês costumam ter rotina, e sair dela, pode deixá-los bastante irritados e desconfortáveis. Confira algumas dicas de como preparar seu bebê para uma consulta com o oftalmopediatra

A única forma de saber se seu bebê enxerga bem é por meio de uma consulta com o oftalmologista. A recomendação é que os bebês passem por uma primeira avaliação entre 6 meses e 1 ano de vida, mesmo que os pais não percebam nenhum tipo de alteração, segundo as Sociedades Nacionais e Internacionais de Oftalmopediatria. Veja como saber se o bebê enxerga bem.

Fazer o exame oftalmológico é fundamental para que seja possível identificar qualquer tipo de problema. Na grande maioria dos casos, o exame é normal, mas em alguns poucos casos podemos identificar alterações que precisam de tratamento precoce. Agora, se você já agendou a consulta e está pronta para esse passo tão importante, temos algumas dicas valiosas! Olha só:

  • É muito importante que o bebê esteja “descansado”. Quando a criança chega com sono para uma consulta, a possibilidade dela ficar irritada é muito maior. Por isso, escolha um bom horário, de preferência, depois que ela já tenha dormido.
  • A criança deve estar alimentada. Geralmente, quando estão com fome, os bebês choram muito e isso prejudica o andamento da consulta e dos exames. Então, além do descanso, a alimentação é outro ponto importante.
  • Converse com seu filho antes da consulta. Explique para ele o que vai acontecer, e que ele estará seguro. Os bebês compreendem muito do que dizemos a eles, e isso pode evitar surpresas!

É recomendado que a primeira consulta com o oftalmopediatra aconteça entre os 6 meses e 1 ano de idade (Foto: reprodução / Canva)

E por que isso realmente faz a diferença?

Alguns exames dependem muito da colaboração do bebê, pois pingamos colírio e dilatamos o olho. Por isso, a criança precisa estar ativa e colaborativa também. Se ela estiver alimentada e descansada, as chances de se realizar um bom exame são melhores. Sendo assim, se adequar à rotina da criança é o melhor caminho nesses casos. Sabemos que isso nem sempre é possível, mas se for, tente!!

Se você quer saber como é a consulta oftalmológica dos bebês, assista ao vídeo abaixo

escrito por

Dra. Bruna Lana Ducca

Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.

saiba mais
Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar