13 de agosto de 2019
Seu filho vive reclamando de dor de cabeça e dor nos olhos? Isso pode ser um sintoma ocular!
O cristalino (lente que fica dentro do olho) tem uma capacidade de alterar seu formato para focar um objeto nas diferentes distâncias, isso se chama “ACOMODAÇÃO”. Isso se deve à ação de um músculozinho que fica dentro do olho, chamado músculo ciliar. Quando estamos olhando para longe, o músculo ciliar está relaxado e, quando olhamos para perto, ele se contrai.
Essa capacidade de acomodação varia com a idade, e vai diminuindo ao longo dos anos. Como todo tipo de esforço gerado por uma contração muscular, ficar muito tempo olhando para perto obriga o músculo ciliar ficar contraído todo o tempo e isso poderá trazer sintomas, conhecidos como ASTENOPIA ou CANSAÇO OCULAR.
O olho humano não foi feito para ficar focado em um ponto perto durante muito tempo; com o advento dos eletrônicos com celulares, tablets e computadores, a população está ficando cada vez mais tempo olhando só para perto durante longos períodos. Antigamente, os adultos eram os mais afetados, devido às suas longas cargas de trabalho em frente ao computador. No entanto, atualmente, as crianças e, principalmente, os adolescentes tem apresentado cada vez mais sintomas relacionados à astenopia.
Os principais sintomas são:
E o que eu devo fazer para evitar esses sintomas?
A primeira coisa a se fazer é levar seu filho ao oftalmologista para ver se ele precisa de óculos! Isso porque, quando a pessoa precisa de óculos e não usa, o olho precisa fazer um esforço ainda maior para focar o que quer que seja, e o cansaço aparece ainda mais rápido.
Segundo, como a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) já divulgou em 2019 nas suas novas diretrizes, crianças não devem ficar expostas a eletrônicos por longos períodos – crianças abaixo de 2 anos não devem ter contato com eletrônicos, e crianças de 2 a 5 anos, no máximo 1 hora por dia (contando a televisão!).
Terceiro, crianças maiores e adolescentes já tem bastante lições de casa e estudos, o que já demanda muita visão de perto, então quanto menos eletrônicos, melhor!
Enfim, para evitar os sintomas de astenopia, todos devem ter alguns momentos de descanso após um período de leitura. O ideal é o esquema 20 – 20, ou seja, a cada 20 minutos de leitura/visão para perto, ficar 20 segundos olhando para longe (mais de 6 metros), depois retornar à sua atividade. Às vezes, colírios lubrificantes também são necessários, já eu as piscadas também diminuem e o olho fica mais seco, piorando ainda mais os sintomas.
De qualquer forma, sempre procure seu oftalmologista para ter o correto diagnóstico e o tratamento adequado. 😉
escrito por
A paixão da Dra. Ana Carolina Cassiano por crianças sempre existiu. Mas foi depois de se tornar mãe que essa vocação ficou ainda maior. Sabia que seguiria a carreira de médica desde os 14 anos. Cursou medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, formando-se em 2004. Optou por se especializar em oftalmologia por afinidade. Sentia que era isso que queria fazer para o resto da vida.
Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.