23 de abril de 2019
Se você percebeu a presença de um corpo estranho no olhinho do seu filho, não entre em pânico. Primeira dica: não tente retirar em casa!! Converse com a criança e explique que ela não deve coçar ou levar as mãos aos olhos. Leve-o imediatamente ao oftalmologista ou serviço de pronto atendimento oftalmológico.
O que é um corpo estranho?
É qualquer objeto no olho que não deveria estar lá. O objeto estranho pode estar na conjuntiva (membrana que recobre o olho) ou na córnea (a superfície transparente anterior do olho).
Quais são os tipos mais comuns de corpos estranhos que podem cair nos olhos?
Na conjuntiva você pode encontrar:
Os corpos estranhos mais comuns na córnea são pedaços de metal, plástico ou objetos enferrujados.
Quais são os sintomas?
A seguir estão os sintomas mais comuns de corpo estranho no olho. No entanto, cada criança pode ter sintomas diferentes. Os sintomas podem incluir:
Os sintomas de corpos estranhos nos olhos podem se parecer com outras condições oculares ou problemas médicos. Por isso, é muito importante consultar o oftalmologista para um diagnóstico.
Como um corpo estranho no olho é diagnosticado?
O diagnóstico geralmente é feito após um histórico médico completo e exame físico do olho do seu filho. Anestésico local em gotas no olho pode ser usado para examinar a criança. Além disso, o médico do seu filho também pode usar um corante (colírio de fluoresceína) e uma luz especial azul para ajudar a confirmar o diagnóstico e avaliar se há alguma abrasão na córnea. O exame é realizado num aparelho chamado lâmpada de fenda e, nesse momento, o médico observa todas as estruturas do olho, para diagnosticar lesões mais graves, como uma perfuração da córnea.
Tratamento
O tratamento específico para um corpo estranho no olho será determinado pelo oftalmologista do seu filho com base em:
O tratamento pode incluir:
Se um corpo estranho é visto no olho, ele pode ser removido com um cotonete.
Se houver abrasão da córnea, o oftalmologista pode prescrever colírios e pomadas para ajudar na cicatrização. Se a lesão for mais profunda ou extensa, pode ser necessário o uso de curativo por alguns dias, ou mesmo uma lente de contato terapêutica. Nos casos em que ocorre a perfuração da córnea, o tratamento é cirúrgico na maioria das vezes.
Uma injeção de tétano pode ser administrada dependendo do tipo de corpo estranho e do estado de vacinação da criança.
O acompanhamento cuidadoso com o médico do seu filho é necessário para garantir que a abrasão cicatrize completamente.
escrito por
Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.
Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.