2 de setembro de 2017

Como funciona a cirurgia de estrabismo?

Uma das modalidades de tratamento do estrabismo é a cirurgia. Você sabe como ela funciona?

O objetivo da cirurgia de estrabismo é alinhar os olhos, melhorando a estética e, em alguns casos, dando mais conforto ao paciente ao eliminar a visão dupla.

O que é feito na cirurgia?

Na cirurgia de estrabismo, o cirurgião enfraquece ou fortalece os músculos oculares, causando mudanças na posição dos olhos.

Como o cirurgião acessa os músculos oculares?

Os músculos estão inseridos na esclera (parte branca do olho) e são cobertos por uma fina camada de tecido transparente, a conjuntiva. As pálpebras são mantidas abertas por um pequeno instrumento, chamado blefarostato. O cirurgião faz um corte, ou incisão, na conjuntiva para chegar aos músculos oculares e usa um gancho delicado para isolar o músculo a ser operado. Não são feitas incisões na pele. O olho não precisa ser removido durante o procedimento.

O que é um recuo (ou retrocesso)?
Um recuo, ou retrocesso, é o procedimento que enfraquece o músculo ocular. Após ser desinserido da esclera, o músculo é reposicionado mais para trás, alterando o local onde ele normalmente se insere no globo ocular. O cirurgião usa pontos, ou sutura, para fixar o músculo na esclera e estes pontos não precisam ser removidos após a cirurgia.

O que é uma ressecção?
A ressecção é o procedimento que fortalece o musculo ocular, ao se remover uma pequena porção do músculo e reinseri-lo no mesmo local com uma sutura. Assim, o músculo fica mais curto e, portanto, mais forte.

Como é a anestesia?
O tipo de anestesia depende da idade e do estado de saúde do paciente, bem como sua preferência. A maioria das crianças é operada sob anestesia geral, pois elas devem permanecer imóveis durante o procedimento. A cirurgia dos adultos pode ser com anestesia geral ou com sedação e anestesia local, sendo que, neste último, o paciente consegue interagir com o médico durante o procedimento, mas sem sentir dor ou desconforto. Geralmente é uma cirurgia ambulatorial, ou seja, o paciente é internado e vai para casa no mesmo dia.

Aproveite e conheça também a cirurgia de estrabismo minimamente invasiva (incisão fórnice), técnica moderna desenvolvida nos Estados Unidos, realizada pela nossa equipe.

 

Saiba mais:

https://www.aapos.org/terms/conditions/102

Créditos das fotos: https://www.aapos.org

 

escrito por

Dra. Bruna Lana Ducca

Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.

saiba mais
Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar