17 de novembro de 2017
A catarata não aparece apenas em adultos e idosos como se pensa. Ela pode estar presente também em bebês e crianças e deve ser manejada o mais rápido possível para não afetar o desenvolvimento visual.
O que é catarata?
A catarata é qualquer névoa ou opacidade da lente natural do olho, também conhecida como cristalino. Existem muitos tipos de cataratas. Algumas são pequenas e não interferem na visão, já outras, são grandes e podem causar perda severa de visão.
Qual a frequência da catarata na infância?
Aproximadamente 3 em 10.000 crianças apresentam catarata. A incidência é variável em todo o mundo.
Como a catarata pode levar à perda de visão?
A luz entra no olho e é projetada para a retina (área nobre da visão localizada no fundo do olho) que detecta o sinal luminoso e o transmite ao cérebro. A catarata impede a passagem da luz para a retina, portanto as imagens e objetos não chegam ao cérebro. Para que uma criança desenvolva boa visão, é necessário que a luz entre pelo olho sem obstáculos e que o cérebro forme imagens claras. Se houver uma catarata obstruindo a passagem da luz, ocorre a limitação do desenvolvimento visual da criança e resultando em baixa visão em um ou ambos os olhos (ambliopia). O tratamento, portanto, deve ser imediato para se evitar a perda permanente de visão.
Com que idade aparece a catarata?
A catarata pode estar presente no nascimento ou pode se desenvolver durante a infância. A maioria das cataratas pediátricas são achados isolados e não estão associados a outras anormalidades.
Por que alguns bebês nascem com catarata?
As cataratas congênitas geralmente ocorrem devido ao desenvolvimento anormal do cristalino durante a gravidez. Elas podem ser causadas por problemas genéticos, infecções ou ocorrer espontaneamente. Em alguns casos as malformações do cristalino podem estar associadas a alterações sistêmicas (do organismo como um todo) e, muitas vezes, são resultado de problemas genéticos ou metabólicos.
Todas as cataratas infantis precisam ser removidas?
Não. Algumas cataratas são pequenas e / ou são localizadas fora do eixo da visão. Elas não precisam ser removidas pois não impedem o desenvolvimento da visão.
A catarata pode ser causada por fatores externos?
Sim! Existem as cataratas podem ser causadas por trauma ocular e também por medicamentos, como no caso dos corticoides (tanto na forma de colírio como na oral). Por isso é muito importante evitar as brincadeiras perigosas e o uso de medicações sem orientação médica!
Com qual idade a catarata deve ser removida?
A catarata que interfere na visão deve ser removida o mais rápido possível, especialmente se estiver presente no nascimento. Um atraso na remoção da catarata pode interferir no desenvolvimento normal das áreas visuais do cérebro. Pequenas cataratas que não afetam visão podem ser monitoradas com cuidado e frequência e devem ser removidas no primeiro sinal de ambliopia. Se uma catarata é muito pequena ou fora do centro, os óculos e / ou tampão podem ser úteis para promover o desenvolvimento visual e a cirurgia pode ser adiada ou evitada completamente.
Saiba mais: http://bit.ly/catarata-congenita-aapos
escrito por
Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.
Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.