20 de dezembro de 2017

Cuide dos olhos do seu filho nesse verão!

A estação mais esperada do ano vem junto com as férias escolares e as crianças querem aproveitam o calor nas praias e piscinas. Mas é nessa época que também costumam ocorrer mais problemas com os olhos.

Depois de muitas horas de diversão na água a pele enruga, o queixo bate e os olhos ardem e ficam congestionados. Essas irritações costumam desaparecer sozinhas, mas merecem atenção porque podem estar também associadas a infecções, alergias e até mesmo lesões oculares.

Por que os olhos ficam irritados após nadar?

A maioria das irritações dos olhos no verão acontece porque as crianças adoram nadar com os olhos abertos embaixo da água e não usam os óculos de natação. Além destes dois fatores, há muito cloro nas piscinas. O cloro é uma substância tóxica que, mesmo em doses baixas, pode irritar a pele e as mucosas dos olhos e do nariz. Recomendamos o uso de óculos de natação se a criança passar muitas horas na piscina. Se os olhos estiverem irritados, os pais devem lavá-los com água doce e instilar uma gota de colírio lubrificante. Se ainda assim a irritação persistir, devem levar a criança para uma avaliação com o oftalmologista.

Quais são as outras causas de olho vermelho no verão?

Nessa época também costumam acontecer epidemias de conjuntivite viral, pos as altas temperaturas favorecem a multiplicação dos micro-organismos responsáveis pela doença. As conjuntivites causadas por vírus são altamente contagiosas e exigem o isolamento do paciente, já que a sua transmissão ocorre por contato.

As crises de alergia também podem causar irritação nos olhos e, geralmente são associadas aos quadros de conjuntivite alérgica, uma das maiores causas de irritação ocular no verão.

Todos esses problemas devem ser diagnosticados, tratados e acompanhados pelo oftalmologista.

Quais os cuidados ao se aplicar o protetor solar e cremes no rosto?

Recomendamos que o protetor solar seja passado apenas na área superior do rosto e na pálpebra inferior. Evite a pálpebra superior, pois o produto pode escorrer para dentro dos olhos e causar ardor e irritação.

As crianças também podem usar óculos escuros?

Não só podem como devem! A exposição solar sem proteção pode causar problemas a longo prazo, por isso, se o seu filho ainda não tem um bom par de óculos de sol, vale a pena providenciar um. É importante que as lentes tenham filtro para a proteção contra os raios ultravioleta, e isso pode ser comprovado com o vendedor na compra dos óculos.

escrito por

Dra. Bruna Lana Ducca

Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.

saiba mais
Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar