10 de janeiro de 2018
Muitas vezes os pais são pegos de surpresa quando, na consulta oftalmológica, o médico prescreve os óculos pela primeira vez. A primeira dúvida que vem na cabeça é: "E agora? Como vou fazer meus filho usar os óculos?". Mas as crianças se adaptam muito bem aos óculos quando eles ajudam a melhorar a visão e trazem benefícios para o seu desenvolvimento. Saiba aqui como facilitar essa adaptação.
Por que uma criança precisa de óculos?
As crianças podem precisar de óculos por várias razões – algumas das quais são diferentes do que para adultos. Como o sistema visual de uma criança está em amadurecimento, especialmente durante os primeiros 5-6 anos de vida, os óculos podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento normal da visão.
As principais razões pelas quais uma criança pode precisar de óculos são:
Como é o exame para saber se a criança precisa de óculos?
O oftalmologista pode detectar a necessidade de óculos através do exame da refratometria. Normalmente, as pupilas estão dilatadas para relaxar os músculos que fazem o olho focar e assim obter uma medida precisa do grau. Para isso, é usado um instrumento especial, chamado retinoscópio. O oftalmologista então aconselha os pais se há necessidade de óculos ou se a condição pode ser monitorada.
Quais são os diferentes tipos de erros refrativos (grau) que podem afetar as crianças?Existem 3 tipos básicos de erros de refração na criança:
Você pode saber mais sobre cada um deles aqui: https://eyekids.med.br/conheca-os-3-principais-tipos-de-grau-em-criancas/
Como fazer meu filho usar os óculos?
Essa é uma dúvida comum entre os pais, especialmente quando seu filho é um bebê ou criança. Na verdade, a maioria das crianças pequenas que realmente precisam de óculos usarão sem problemas (felizmente!), porque eles fazem diferença na sua visão.
Inicialmente, algumas crianças podem mostrar alguma resistência ao uso de seus óculos, mas é necessário que os pais demonstrem uma atitude positiva. Bebês muitas vezes podem usar os óculos apenas quando estão de bom humor e rejeitá-los quando estão irritados. Já as crianças em idade escolar, junto com seus seus pais, podem contribuir com a decisão de se prescrever óculos. Algumas crianças têm pequenos erros refrativos e não precisam dos óculos, enquanto outros podem expressar preocupação com as dificuldades na sala de aula. A maioria das crianças que têm dificuldade em ler não precisa de óculos, mas isso pode ser determinado durante um exame complete. Se a criança não cooperar, converse com o oftalmologista, ele com certeza lhe ajudará.
Meu filho precisa de bifocais?
As crianças raramente precisam de bifocais. Ocasionalmente, as crianças que tiveram olhos desviados (esotropia) podem precisar ter bifocais para ajudar no alinhamento dos olhos. Além disso, crianças que fizeram cirurgia de catarata geralmente precisam de bifocais ou óculos para leitura.
Usar óculos tornará os olhos do meu filho pior ou mais dependente deles?
Na verdade, o contrário pode ser verdade. Se uma criança não usar os óculos prescritos, o desenvolvimento de visão pode ser afetado adversamente.
O que posso fazer para ajudar meu filho a se adaptar aos óculos?
Obter um bom ajuste da armação com um óptico experiente em óculos pediátricos é de grande importância. A armação deve ser confortável e resistente, e os olhos devem estar alinhados com os centros óptico das lentes. As lentes feitas de policarbonato fornecerão a melhor proteção para seu filho pois este material é mais resistente. Muitas armações infantis possuem hastes leves que se encaixam nas orelhas. As bandas elásticas ou hastes de silicone podem ajudar a manter óculos na posição correta no rosto. A maioria das crianças vai usar óculos bem se a receita estiver correta e deve se adaptar aos óculos dentro de duas semanas. Se o seu filho continua a se queixar de que não consegue enxergar com os óculos ou olhar por cima dos óculos, entre em contato com o seu médico.
O que eu faço se meu filho pratica esportes e precisa de óculos?
Há óculos especificamente feitos para esportes (óculos recreativos) que são uma ótima opção. Muitas vezes, eles não são tão caros quanto você pensa.
Para saber mais: http://bit.ly/óculosparacrianças
escrito por
Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.
Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.