22 de dezembro de 2021
O verão exige alguns cuidados extras com a visão que não podem acabar passando despercebidos! Veja alguns hábitos para adotar na estação mais quente do ano
O verão chegou! Para quem gosta de aproveitar a estação, os banhos de mar e piscina são um dos momentos mais esperados, mas é necessário ter alguns cuidados antes de se jogar (literalmente!) na água. Além disso, por causa do sol, também é preciso proteger os olhos dos raios UVA E UVB.
Durante a rotina no verão, é necessário redobrar a atenção para curtir da melhor maneira possível com a família – e bem longe dos perrengues! Nesse post, vamos te contar algumas dicas que devem ser levadas em conta. Bora saber mais? É só continuar lendo!
Se seu filho ficou com os olhos vermelhos depois do banho de piscina ou mar, faça compressas com água gelada filtrada. Esse cuidado vai trazer conforto e reduzir o problema.
Uma dica de ouro é não ficar com os olhos abertos embaixo d’água! Por isso, procure oferecer sempre para as crianças os óculos de natação.
Na estação, o uso frequente do protetor solar, por exemplo, pode aumentar a incidência de conjuntivite tóxica, assim como causar ardência e queimação devido à substância. Caso o filtro caia nos olhos da criança, o ideal é lavar a região com água corrente. Se mesmo assim o incômodo persistir, marque uma consulta com o oftalmopediatra para o diagnóstico correto!
Mesmo tomando todos os cuidados, é preciso ficar de olho à exposição solar! Tudo em excesso faz mal, inclusive o sol, que pode também prejudicar a saúde ocular das crianças.
Para proteger os olhos dos raios UVA e UVB, procure usar óculos de sol. Mas cuidado! Compre apenas em óticas de confiança e evite os modelos piratas – que podem até mesmo acabar mais atrapalhando do que ajudando nesse momento.
Nos dias de sol, coloque na criança bonés de tecido com filtro UV. Além disso, faça uso do guarda-sol para evitar os raios diretos na praia ou piscina. Essa dupla faz toda a diferença!
Nos dias mais quentes, pode ser que o suor acabe caindo nos olhos e provoque uma irritação. Por isso, tenha em mãos uma toalhinha! Ela irá evitar que o excesso de suor atrapalhe a visão e cause desconforto.
Antes de entrar na água, retire as lentes de contato, pois existe o risco de uma infecção muito grave ocorrer na córnea. Ela é causada por uma ameba que vive na água, chamada de Achantamoeba.
Leia também:
Cuide dos olhos do seu filho nesse verão!
Como convencer a criança a usar óculos
Primeira consulta do bebê com o oftalmopediatra: 3 dicas de ouro e qual a idade certa
escrito por
Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.
Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.