10 de novembro de 2018
Uma pupila grande permite ao médico examinar o interior do olho para diagnosticar e tratar doenças oculares. Além disso, o relaxamento dos músculos de foco do olho permite uma medição mais precisa do erro de refração (necessidade de óculos) em crianças.
O que são colírios dilatadores?
O colírio dilatador contém medicação para aumentar (dilatar) a pupila do olho. Existem dois tipos de gotas: um tipo estimula a contração dos músculos que aumentam a pupila (como a fenilefrina); o outro tipo, relaxa os músculos que fazem a pupila se contrair e também relaxa o músculo que foca a lente do olho (como o ciclopentolato). Esses dois tipos de medicamentos são usados frequentemente em conjunto, seja como duas gotas separadas ou como uma única combinação.
Quanto tempo dura a dilatação?
O colírio dilatador usado para o exame dos olhos geralmente dura de 4 a 24 horas, dependendo do tipo do colírio e do paciente individual. A dilatação da pupila tende a durar mais em pessoas com olhos de cor mais clara e, ocasionalmente, os olhos de uma criança podem permanecer dilatados por mais de 24 horas.
As crianças precisam de colírios mais fortes e duradouros do que os adultos para medir com precisão o erro de refração. As gotas mais fracas são usadas para bebês prematuros e recém-nascidos.
Os colírios dilatadores são usados ocasionalmente para tratar certas doenças oculares, como ambliopia e inflamação no olho. Estas gotas dilatadoras terapêuticas (atropina) podem ter uma duração de ação mais longa, até 2 semanas. Apesar da maior duração de ação, a administração diária pode ser necessária para o tratamento.
Os colírios para dilatação da pupila doem ou ardem?
A maioria dos colírios geralmente arde imediatamente após a instilação. Isso geralmente é momentâneo. Um anestésico tópico (gota anestésica) pode ser usado antes da instilação para diminuir o desconforto do paciente.
Quais são os efeitos colaterais da dilatação?
Nota: Para o tratamento da progressão da miopia (miopia progressiva), a atropina é utilizada numa concentração muito mais baixa (0,01%), diminuindo assim os efeitos secundários, tais como visão turva em pupilas próximas e dilatadas.
Fonte: https://www.aapos.org
escrito por
A paixão da Dra. Ana Carolina Cassiano por crianças sempre existiu. Mas foi depois de se tornar mãe que essa vocação ficou ainda maior. Sabia que seguiria a carreira de médica desde os 14 anos. Cursou medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, formando-se em 2004. Optou por se especializar em oftalmologia por afinidade. Sentia que era isso que queria fazer para o resto da vida.
Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.