22 de julho de 2017

Tudo o que você precisa saber sobre Estrabismo

O estrabismo é a perda do alinhamento dos olhos e é popularmente conhecido com “vesgueira’. Ocorre em 2 a 4% da população mundial e a maioria não tem uma causa específica.

Quais são os tipos de estrabismo?

O estrabismo pode ser convergente, quando os olhos são desviados para dentro; divergente, quando os olhos se desviam para fora; vertical, quando um dos olhos está desviado para cima ou para baixo.

O estrabismo também pode aparecer de formas diferentes: ele é intermitente, quando se manifesta em alguns momentos, ou constante, quando está presente durante todo o tempo.

Tipos de estrabismo

E por que os olhos desviam?

O estrabismo ocorre devido a uma alteração no sistema neuromuscular dos músculos dos olhos. Ele pode ser hereditário (quando há casos na família), ou não.  O desvio pode estar presente desde o nascimento, ou aparecer durante a infância. Pode ainda ocorrer em adultos em casos de trauma, baixa visão em um dos olhos e doenças sistêmicas, como o diabetes.

E o que acontece com a visão? Ela pode ser afetada?

Quando o estrabismo aparece na idade adulta ou em crianças mais velhas pode causar visão dupla, pois o desalinhamento dos olhos faz com que o cérebro a enxergue duas imagens separadas. Quando o desvio ocorre em crianças abaixo dos 7 anos, pode causar a diminuição da visão em um dos olhos (ambliopia ou olho preguiçoso”)), pois a tendência é de o cérebro usar menos o olho desviado.

E qual é o tratamento?

O oftalmologista especializado em estrabismo ou oftalmopediatria é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar os casos de estrabismo. Existem diferentes tratamentos que  variam de acordo com cada tipo de desvio. São os seguintes: óculos, oclusão (tampão), exercícios ortópticos, prismas, injeção de toxina botulínica e cirurgia.

Procure o especialista para saber qual o tratamento mais indicado no seu caso!

Para saber mais:

https://www.aapos.org/terms/conditions/100

https://www.aao.org/eye-health/diseases/what-is-strabismus

http://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/estrabismo.php

escrito por

Dra. Bruna Lana Ducca

Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.

saiba mais
Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar