16 de julho de 2019

Férias escolares – leve seu filho ao oftalmologista!

Muitos pais acabam trazendo seus filhos antes do início da volta às aulas a pedido da escola, ou mesmo, como uma rotina já estabelecida. Uma das vantagens em se fazer o exame durante as férias, é que a dilatação das pupilas não irá atrapalhar as atividades escolares.

As férias escolares são uma ótima oportunidade para colocar a saúde em dia. Durante esse período sem tantas obrigações e rotina apertada, fica mais fácil se organizar para fazer os exames preventivos dos pequenos. E um deles é o exame oftalmológico. Muitos pais acabam trazendo seus filhos antes do início da volta às aulas a pedido da escola, ou mesmo, como uma rotina já estabelecida. Uma das vantagens em se fazer o exame durante as férias, é que a dilatação das pupilas não irá atrapalhar as atividades escolares.

Os erros refrativos (grau) não corrigidos, são a principal causa de deficiência visual em crianças e adolescentes no mundo.  O último levantamento da Organização Mundial da Saúde mostra que 80% dos casos de deficiência visual no mundo poderiam ser evitados, por serem possíveis de se prevenir e tratar, quando diagnosticadas a tempo. A OMS estima ainda que 12 milhões de crianças em todo o mundo se beneficiariam pela prescrição de óculos.

A fase de maior vulnerabilidade da visão da criança vai de zero aos oito anos de idade. Esse é o momento em que visão se desenvolve, portanto, qualquer problema que apareça ou é diagnosticado nessa fase, é mais fácil de ser tratado, permitindo que a visão da criança se desenvolva de forma adequada e saudável.

E é justamente na fase escolar que acabam surgindo os sintomas relacionados aos erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Os erros de refração interferem no desempenho escolar diário, trazendo problemas de aprendizado, autoestima e de inserção social. Uma queixa bastante comum, é as crianças reclamarem que não enxergam ao se sentarem mais ao fundo da sala. Podem também ter dor de cabeça após o esforço visual e ainda coçar e apertar os olhos.

Então fica a dica: não deixe de trazer seu filho na consulta oftalmológica nessas férias, mesmo que ele não tenha nenhuma queixa. E aproveite para brincar com seus filhos ao ar livre! Além de ser uma atividade que as crianças adoram, ajuda na prevenção da miopia.

 

escrito por

Dra. Bruna Lana Ducca

Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.

saiba mais
Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar