25 de novembro de 2017

Saiba como é feita a cirurgia de catarata em crianças

Na publicação anterior falamos sobre as cataratas pediátricas e o seu manejo. Hoje vamos falar sobre como é feita a cirurgia de catarata em crianças, quando ela é indicada.

Quando a catarata deve ser removida nas crianças?

A catarata que interfere na visão deve ser removida o mais rápido possível, especialmente se estiver presente no nascimento. Um atraso na remoção da catarata pode interferir no desenvolvimento normal das áreas visuais do cérebro. Pequenas cataratas que não afetam visão podem ser monitoradas com cuidado e frequência e devem ser removidas no primeiro sinal de ambliopia. Se uma catarata é muito pequena ou fora do centro, os óculos e / ou tampão podem ser úteis para promover o desenvolvimento visual e a cirurgia pode ser adiada ou evitada completamente.

Como é a cirurgia de catarata em bebês e crianças?

Uma pequena incisão é feita no olho e uma abertura é feita na frente da cápsula do cristalino. A parte turva (catarata) é então aspirada para fora da cápsula. Uma lente intraocular artificial é, por vezes, colocada dentro da cápsula após a remoção da catarata. Este procedimento pode ser realizado durante a mesma cirurgia ou mais tarde, dependendo da idade da criança.

Quais são os riscos da cirurgia de catarata em bebês e crianças?

A cirurgia de catarata realizada por um cirurgião experiente geralmente é muito segura. No entanto, nenhum procedimento cirúrgico está livre riscos. Os riscos da cirurgia de catarata pediátrica incluem infecção, inflamação, descolamento da retina, desenvolvimento de glaucoma, deslocamento da lente intraocular, desenvolvimento de opacidade capsular e vítrea.

E o que acontece após a remoção da catarata?

O acompanhamento pós-operatório é muito importante, pois podem surgir problemas visuais resultantes da cirurgia. A criança deve comparecer periodicamente às consultas oftalmológicas, onde são checados de rotina: acuidade visual e sinais de ambliopia, avaliação da parte anterior do olho, medida da pressão intraocular, exame do fundo do olho e refração. O seguimento deve ser feito a longo prazo, até a criança atingir a idade adulta.

É necessário usar óculos após a remoção da catarata?

Com o crescimento do olho, ocorre também a alteração do grau, portanto é muito comum as crianças necessitarem de óculos, mesmo nos casos em que foi colocada a lente intraocular. Essa lente não permite que a criança foque de perto, portanto os óculos para perto também são necessários. Em muitos casos é necessário o uso do tampão (oclusão) para estimular o desenvolvimento da visão no olho afetado pela catarata e nos casos de ambliopia.

A criança pode usar lentes de contato após a cirurgia?

As lentes de contato são uma opção segura e muito confortáveis e são indicadas principalmente nos casos de catarata unilateral.

Saiba mais: http://bit.ly/catarata-congenita-aapos

 

escrito por

Dra. Bruna Lana Ducca

Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.

saiba mais
Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar