22 de janeiro de 2019
Muitas vezes, a criança tem dificuldade na escola não por falta de atenção ou dedicação aos estudos, mas por causa de problemas visuais que não foram descobertos. Algumas não enxergam direito o que está escrito na lousa e outras podem ter dificuldade de ler livros, cadernos e apostilas que estão sobre a carteira. Infelizmente, isso é mais comum do que se pode imaginar.
Nem sempre as crianças se queixam de que não estão enxergando bem. Isso acontece, pois os erros de refração (grau) vão aumentando aos poucos e a criança não se dá conta de que sua visão está piorando.
Veja abaixo alguns sinais que podem indicar a necessidade de óculos e que os pais devem prestar atenção:
Mesmo que seu filho não apresente esses sinais, é fundamental levar a criança ao oftalmologista a partir dos 6 meses de vida. Se ela está em idade escolar, é ainda mais importante. Além disso, se seu filho nunca apresentou problemas de visão, pode ser difícil perceber a necessidade do uso de óculos antes da idade escolar. Isso porque normalmente a criança não se queixa de estar enxergando mal.
A visão da criança se forma até os 7 anos de idade, e problemas descobertos nesse período podem ter grandes chances de melhora.
escrito por
Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.
Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.