13 de dezembro de 2017

Trauma ocular em crianças. Saiba o que fazer!

Segundo dados obtidos em um estudo realizado pela Academia Americana de Oftalmologia em 2014, cerca de uma em cada 10 crianças que sofrem lesão ocular é atingida por brinquedos.

Com a proximidade do natal muitos pais vão às lojas em busca dos brinquedos mais desejados pelos filhos. Alguns tipos de brinquedos podem ser muito perigosos, principalmente para os olhos, causando lesões potencialmente graves. A Academia Americana de Oftalmologia aconselha aos pais a serem cautelosos na escolha dos presentes para as crianças e adolescentes e a evitarem aqueles que lançam projéteis, como arcos e armas.

Como e quando ocorrem as lesões causadas por trauma ocular?

Cerca de 50% dos acidentes com olhos ocorrem durante atividades esportivas e recreativas, sendo mais frequentes em crianças e adolescentes do que em qualquer outra faixa etária. O traumatismo dos olhos pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar, portanto a prevenção adequada é muito importante pode evitar grande parte das lesões oculares.

Que tipo de brinquedos podem causar lesões oculares?

Um arco de brinquedo que dispara dardos a mais de 100 metros de distância está na lista de brinquedos mais perigosos de 2017, nos EUA, devido ao seu potencial de causar ferimentos nos olhos. Dardos e flechas plásticas podem arranhar os olhos, causando abrasões da córnea, ou, no caso de pontas, podem perfurar os olhos e danificar permanentemente a visão de uma criança. Lesões causadas por pistolas de ar, chumbinho e armas de paintball são bastante comuns e causam descolamento da retina, sangramento, perfuração ocular e cataratas traumáticas, sendo que todas essas lesões podem levar à perda irreversível da visão.

Os brinquedos afiados, como lápis, canetas, dardos, facas, ganchos de pesca e tesouras, são considerados os mais perigosos pois podem penetrar facilmente nos olhos. Os fogos de artifício são extremamente perigosos e nunca devem ser usados próximos das crianças.

Quais outros itens domésticos são perigosos para os olhos?

Os itens domésticos como garfos, cabides, bandas elásticas ou de borracha, ferramentas de jardinagem e utensílios de cozinha podem causar ferimentos significativos. Os produtos químicos utilizados em casa, como os produtos de limpeza e até sabões, shampoos e perfumes podem causar irritação e / ou danos extremos. Os óculos de segurança devem ser usados ​​enquanto se trabalha com materiais potencialmente prejudiciais aos olhos em casa e as crianças devem ser protegidas contra a exposição às situações que ameaçam a visão.

Quais esportes têm a maior incidência de lesões oculares?

Os esportes com ação de bola em alta velocidade são potencialmente os mais perigosos – futebol, squash, tênis, golfe, baseball, basquete e volleyball.

Que tipos de proteção ocular estão disponíveis para esportes?

Óculos de proteção esportivos ou protetores faciais estão disponíveis para a maioria dos esportes. Os melhores óculos de proteção devem ter armação esportiva com lentes resistentes (de policarbonato). Se a criança precisa de óculos para melhorar a visão, as lentes prescritas podem ser feitas nos óculos esportivos. Embora muitos atletas usem lentes de contato, elas não oferecem proteção contra lesões.

Qual proteção especial é necessária se uma pessoa tem baixa visão em um dos olhos?

Crianças com visão pobre em um dos olhos devem usar óculos para proteção em todos os momentos. Os óculos esportivos são necessários para proteger o olho com melhor visão durante a pratica de atividades físicas e esportes.

O que deve ser feito se uma criança tiver uma lesão ocular?

Se houver uma lesão química, deve-se irrigar os olhos imediatamente com água por pelo meno 10a15 minutos. Dirigir-se ao oftalmologista ou pronto socorro oftalmológico com urgência.

Se um objeto afiado penetrou no olho, não o retire. Leve a criança ao pronto socorro oftalmológico o mais rápido possível. Outras lesões contundentes ou afiadas devem ser examinadas por um oftalmologista, uma vez que a natureza grave da lesão pode não ser prontamente aparente.

Dicas de segurança

  • Evite comprar brinquedos com partes salientes ou que soltem projéteis, tais como pistolas de airsoft e armas de paintball, que podem impulsionar objetos estranhos aos olhos;
  • Na hora de escolher brinquedos com laser, leia a embalagem para garantir que o produto atende aos requisitos para produtos a laser, incluindo limitações de potência;
  • Ao usar equipamentos esportivos, forneça às crianças os óculos de proteção adequados;
  • Verifique as embalagens dos brinquedos e as recomendações de faixa etária;
  • Mantenha os brinquedos que são feitos para crianças mais velhas longe das crianças mais jovens;
  • Mantenha as crianças sempre sob supervisão de um adulto quando eles estiverem brincando com objetos potencialmente perigosos ou jogos que podem causar lesões oculares.

Para saber mais: Eye Safety — AAPOS

 

escrito por

Dra. Bruna Lana Ducca

Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.
SAIBA MAIS

saiba mais
Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar