14 de outubro de 2017

Você sabe o que é Nistagmo?

O nistagmo é o tremor involuntário dos olhos que pode ser congênito (a criança nasce com ele) ou adquirido (aparece após os 6 meses de vida).

Quais são as causas do nistagmo?

Nos casos congênitos, pode ser herdado da família, ser causado por baixa visão (como nos pacientes que apresentam catarata congênita, doenças da retina e nervo óptico), ou idiopático (causa desconhecida). Já os casos adquiridos, podem ser causados por algumas doenças, e, portanto, o paciente deve realizar exames de imagem (ressonância, tomografia…) e passar com o neurologista.

Quais condições médicas e oculares estão associadas ao nistagmo?

Alterações oculares: catarata congênita, estrabismo, ambliopia, hipoplasia do nervo óptico, amaurosis congênita de Leber, aniridia, acromatopsia, erros de refração graves, coloboma da retina, distúrbios do nervo óptico e da retina.

Alterações sistêmicas: albinismo, uso de medicamentos, deficiência de vitaminas, Síndrome Álcoolico Fetal, trauma, problemas da orelha interna (vestibular), acidente vascular cerebral ou AVC, tumor cerebral (causa pouco frequente de nistagmo adquirido)

Como o nistagmo afeta o desenvolvimento visual de uma criança? Como será a visão quando ela se tornar um adulto?

O desenvolvimento visual de uma criança com nistagmo é bastante variável. Algumas crianças com nistagmo apresentam uma ligeira diminuição da visão, enquanto, outras, apresentam deficiência visual grave. É difícil prever como a acuidade visual será na vida adulta; no entanto, a maioria dos indivíduos com nistagmo tem alguma redução da função visual.

O que uma pessoa com nistagmo realmente vê?

Crianças com nistagmo vêem o mundo de forma semelhante a outras crianças, embora um pouco embaçada e os objetos não parecem “tremer”, ao contrário do que se pensa. Já nos indivíduos com nistagmo adquirido ou em desenvolvimento na vida adulta relatam um “movimento” dos objetos observados (oscilopsia).

Por que as pessoas com nistagmo inclinam ou viram a cabeça?

A gravidade do nistagmo pode variar de acordo com a direção do olhar; os olhos oscilam mais quando olham em uma determinada direção. A posição do olhar em que há menos movimento é chamado de “ponto nulo” e tende a ser onde a visão é a melhor. Portanto, inclinar ou virar a cabeça pode otimizar a visão.

O nistagmo pode ocorrer em apenas um olho?

Sim, mas não é comum.

A cirurgia pode melhorar o nistagmo?

A cirurgia de estrabismo pode ser indicada em alguns pacientes com nistagmo. O objetivo da cirurgia na maioria dos casos é ajudar a aliviar uma posição anormal da cabeça ou diminuir a amplitude do nistagmo.

Quais as outras opções de tratamento?

É muito importante proporcionar a melhor visão, através da correção dos erros de refração (grau) com óculos ou lentes de contato. Alguns medicamentos podem ser usados para reduzir a intensidade do nistagmo, mas, infelizmente, o uso desses medicamentos geralmente é limitado devido aos seus efeitos colaterais. A toxina botulínica ajuda alguns indivíduos em casos específicos.

Onde posso encontrar mais informações sobre o nistagmo?

http://www.nystagmus.org/

 

escrito por

Dra. Bruna Lana Ducca

Cuidado e paciência são apenas algumas das características da Dra. Bruna Ducca, que sempre gostou de crianças e tem amor pela oftalmologia. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2011. Em 2015 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de um fellowship nas áreas de Oftalmopediatria e Estrabismo no hospital infantil Childrens Medical Center, ligado à Universidade do Texas (UTSouthwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo.

saiba mais
Newsletter

Quer saber tudo sobre a sáude ocular dos seus filhos? Inscreva-se em nossa news.

Cadastrar